Juntando os cacos: o que fazer para reconstruir a relação com os filhos?

Nem sempre as relações tomam caminho fáceis. Mas, quando se quer tomar uma rota diferente, o que é preciso fazer para se curar as feridas?

CONEXÃO

Henrique Costa

1/1/20251 min read

Existe um caminho possível de se tomar quando se quer reconstruir uma relação saudável com o adolescente. Mas, muitos pais não querem trilhar essa estrada.

Aqui iremos assumir que todos contribuíram para o problema ok? ou seja, tanto filho quando pais erraram.

Os adultos, por conta da posição hierárquica que possuem, devem colocar muita energia para essa conexão acontecer. Nós somos as figuras que temos a capacidade psicológica de olhar para o que é preciso de fato ser feito e colocar a mão na massa. E para tudo tem um primeiro passo...

E esse primeiro passo é assumir os próprios erros. Sim, literalmente chamar o adolescente para conversar e assumir que errou.

Quando nós assumimos que erramos e apontamos onde isso tudo aconteceu, o jovem começa a se abrir para a possibilidade de mudança, pois começa a perceber que o outro lado (os pais) estão abertos de fato a repensar sua posição, atitudes e decisões

Ver-se nesse lugar de novas possibilidades pode ser um grande encorajador para os jovens se abrirem e, no momento certo, assumirem também sua responsabilidade no processo.

O problema é que muitos pais têm dificuldade de sair de seu pedestal de autoridade imaculada e colocar-se vulnerável frente aos filhos. Muitos de nós não tivemos essa experiência quando erramos adolescentes. Você consegue imaginar uma pai ou mãe assumindo seus erros antes dos anos 2000? Difícil não é?

Mas, podemos fazer diferente. Assumir os erros é abrir-se para a responsabilização consciente e colocar-se disponível e vulnerável, convidando o outro a fazer o mesmo. Se formos até o meio do caminho e convidar o jovem muito provavelmente (talvez no tempo dele, é verdade) ele irá nos seguir. eles anseiam a conexão tanto quanto os pais, podem ter certeza.

E ai, você já se colocou vulnerável hoje?