O pontapé inicial para estimular engajamento em adolescentes.
A conexão necessária entre gerações para mediar a participação de adolescentes em atividades nem sempre é fácil de acontecer. Mas, calma! existe um caminho...
ENGAJAMENTO
Henrique Costa
1/1/20251 min read
Engajamento não é algo fácil de se criar com adolescentes. Mas, acredito que muitos pais escorregam nisso por não fazerem uma coisa bem simples: envolver os jovens na construção do cotidiano.
Veja bem, eu não disse que você precisa informar, mandar, decidir por eles... eu disse envolver.
Isso quer dizer que no construção do cotidiano da vida, por exemplo a arrumação da casa, os jovens precisam ter voz nas decisões, na rotina e na maneira como as coisas serão feitas.
Quando eles se sentem envolvidos de verdade, sentem que são respeitados e levados em consideração, a chance do engajamento acontecer aumenta muito! Isso acontece porque todos mundo (via de regra) aprecia ser autônomo. Em uma fase onde a pessoa esta com um pé na infância e outro na vida adulta, dar voz para sua autonomia é sempre uma boa pedida.
Isso quer dizer que ele vai decidir tudo o tempo todo? Não. Quer dizer que tudo o que ele quiser ou pedir deve ser atendido. Também não. A decisão final é sempre dos pais.
Porém, é um período da vida deles que requer oportunidades de crescimento e aprendizado. Cabe a nós adultos fornecer isso, ensinar, modelar, servir de exemplo e inspiração.
Quando eles se sentem vistos, eles se envolvem.
E ai, você tem promovido engajamento com seus filhos?
Estamos juntos nesse processo, não se preocupe.
Estou aqui para caminhar com você.


